Esse galeto é uma receita tradicional da culinária gaúcha, considerada Patrimônio Histórico Culinário da cidade de Caxias do Sul. Sua origem remonta aos colonizadores italianos que, em dias de festas, costumavam preparar passarinhadas. Com a proibição da caça aos pássaros, eles tiveram que escolher outra ave. Optaram por frangos novinhos, que deveriam ser abatidos no primeiro mês de nascimento, antes do primeiro canto, ou melhor, “ao primo canto”.
1 galeto 5 folhas de sálvia fresca ½ cebola em pequenos pedaços 2 dentes de alho picados 100 ml de cerveja 100 ml de vinho branco 1 (unidade) de suco de limão 3 ramos de manjerona fresca 15 g de sal.
Molho: 50 ml de vinho branco 300 ml de caldo de galinha 30 g de manteiga gelada.
Galeto: Limpe bem o galeto. Bata no liquidificador a cebola, a sálvia, o alho, a manjerona, o vinho, o suco de limão e o sal. Esfregue suavemente o tempero no galeto e o coloque em uma vasilha funda. Cubra com cerveja. Deixe de molho de duas a seis horas. Retire o excesso de tempero do galeto e pincele com azeite. Unte um tabuleiro com óleo de girassol, coloque o galeto e leve ao forno pré-aquecido entre 180°C e 200°C, e asse até que fique bem dourado e cozido. Molho: Pegue o mesmo tabuleiro e derrame o vinho branco. Acrescente o caldo de galinha e deixe reduzir. Finalize com a manteiga gelada.